segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

OPERAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL DESMONTA QUADRILHA DE GARIMPEIROS NO VALE DO JEQUITINHONHA

Grupo estaria roubando pedras preciosas há meses; dois foram presos. Ação conjunta foi das polícias de Montes Claros, Bocaiuva e Capelinha.

As Polícias Civil de Bocaiuva, Capelinha e Montes Claros realizaram na manhã desta sexta-feira (23) uma operação para desmanchar uma quadrilha de garimpeiros no Norte de Minas. Foram presos Adilson Alves Pereira, 22 anos, apontado como um dos chefes do grupo, e Sérgio José Pires, de 24 anos. Eles são suspeitos de integrarem uma organização criminosa que roubava pedras preciosas na região. Foram expedidos nove mandados de prisão preventiva e 10 mandados de buscas e apreensões em Caçaratiba, no município de Turmalina.

Carro apreendido durante a operação
(Foto: Taislaine Antunes/G1)
Segundo a polícia, desde outubro do ano passado, são investigados os roubos que vinham acontecendo em uma mineradora de Pedregoso, município de Bocaiuva. A quadrilha invadia o garimpo, que tem autorização para realizar o serviço, e fazia a extração das pedras de forma ilegal.

De acordo com o Delegado da Polícia Civil de Bocaiuva, Adalberto Fernandes Ferreira, eles sempre agiam a noite. “Eles só iam à noite para o garimpo. Ao chegar no local, apontavam armas para os funcionários, desciam até a cisterna e utilizavam os explosivos para extrair as pedras”, conta.
O delegado diz que as pedras provavelmente seriam exportadas. “Já tinham vários receptadores, inclusive internacionais. Mas ainda nenhum receptador foi identificado. A suspeita é que as pedras seriam levadas para fora do país", afirma. Ele conta ainda que há indícios de roubos milionários no garimpo. “Há uma conversa de que nas últimas semanas teriam sido extraídas mais de R$ 500 mil em cristais”, relata. Durante a operação foram apreendidos dois carros, entre eles um de luxo.


Adalberto Fernandes Ferreira fala que os 
acusados podem ficar até 12 anos na prisão 
(Foto: Taislaine Antunes/G1)
Dos nove mandados de prisão, apenas dois foram cumpridos. Os suspeitos foram presos em casa. Adilson Alves Pereira e Sérgio José Pires foram encaminhados para a delegacia de Bocaiuva. Os outros sete suspeitos permanecem foragidos.

Os acusados vão responder por roubo, formação de quadrilha, receptação, e subtração e extração de bens minerais de forma ilegal. Se condenados eles podem pegar até 12 anos de prisão.


Do G1 Grande Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger